Translate

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Repelentes de insetos - Qual o melhor?

Os repelentes de insetos são substâncias que, quando aplicadas sobre a pele, roupa ou superfícies, afetam os sentidos dos insetos, dificultando que estes reconheçam uma fonte de alimentação. Os ultrassons são, também, usados, apesar de não estar totalmente comprovada a sua eficácia.
Existe uma grande variedade de substâncias repelentes. As substâncias sintéticas são mais eficazes do que as naturais.
A maior parte dos repelentes não é aconselhável a crianças inferiores a 2 anos. Para estas idades deve preferir-se o uso de redes mosquiteiras ou de dispositivos como pulseiras ou patches que não entram em contacto com a pele. Embora, nestes últimos, a eficácia seja muito baixa.
Existem várias substâncias com propriedades repelentes de insetos. De entre todas, o DEET (N,N-dietil-m-toluamida) é considerado o repelente mais eficaz e com maior duração de ação. A Icaridina também é muito eficaz e pode ser utilizada em crianças a partir dos 6 meses. O IR3535 ou o Citriodiol são boas alternativas, sendo recomendados a partir dos 2 e 3 anos, respetivamente, enquanto os produtos à base de óleo de eucalipto e seus derivados  são indicados a partir dos 3 meses. A Citronela só seve ser usada em crianças com mais de 3 anos, evitando o contacto com a pele.
Nenhuma das substâncias existentes é segura para recém nascidos e crianças até aos 2 meses de idade.
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o DEET e a Icaridina são os dois componentes ativos que conferem proteção contra os mosquitos em zonas tropicais.
Os ultrassons emitidos são desagradáveis para os mosquitos, mas não causam qualquer efeito indesejável nas pessoas, podendo ser usados em crianças muito pequenas com total segurança. No entanto, são ineficazes contra mosquitos de outras regiões não europeias.
Em países com risco de malária ou dengue, transmitidos por picadas de mosquitos portadores destas doenças, justifica-se usar um repelente com elevadas concentrações de DEET (50%).
O efeito dura em média  4 horas, mas pode variar com vários fatores como tomar banho, concentração do produto , etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário