Translate

domingo, 13 de agosto de 2017

Nebulizadores de compressão Vs ultrassónicos


Os nebulizadores são dispositivos médicos que se destinam à administração de medicamentos pela via respiratória. É um equipamento que permite a transformação de um medicamento líquido numa nuvem de partículas finas (aerossol) para que possa ser inalado diretamente para o interior dos pulmões através de uma máscara ou boquilha. Destinam-se, sobretudo, aos problemas do trato respiratório, como bronquite, asma, doença obstrutiva crónica (DPOC), sinusite e rinite.

Os medicamentos mais utilizados neste tipo de doenças são:

  • Brometo de ipratrópio (Atrovent®, Ipraxa®) – Broncodilatador anticolinérgico;
  • Brometo de ipratópio + Salbutamol (Combivent®, Ipramol®);
  • Sulfato de salbutamol (Ventilan®) – Broncodilatadores β-adrenérgico;
  • Budesonida (Budesonida Teva®, Pulmicort®) - Glucocorticóide;

Os broncodilatadores são usados nas crises, para aliviar os sintomas, enquanto que os corticóides são usados para evitar as crises.

Existem dois tipos de nebulizadores:

Nebulizadores de compressor ou a ar comprimido. A nebulização resulta da passagem do ar por orifícios que geram uma névoa, arrastando o líquido sob a forma de partículas muito pequenas. Neste tipo de nebulizador existem os de membrana, que são os mais económicos e, também os mais usados, mas têm o inconveniente de ser mais ruidosos e lentos. Os nebulizadores de êmbolo têm mais potência e, logo, fazem uma nebulização mais rápida.

Nebulizadores ultrassónicos. São a tecnologia mais recente. Nestes, um cristal converte o impulso elétrico em vibrações que exercem sobre o medicamento o mesmo efeito das ondas do mar ao bater nas rochas. As vibrações mecânicas rompem a tensão superficial da solução, formando micropartículas que são arrastadas pelo fluxo contínuo do ar.

Os ultrassónicos são pouco ruidosos e permitem fazer a inalação rápida em qualquer posição. É uma tecnologia mais recente e , por isso, menos económica.

A desvantagem é que não permitem a administração de todos os medicamentos, nomeadamente os glucocorticóides, porque o tamanho das partículas formadas, demasiado grandes, não permitem atingir os brônquios, ou porque ocorre a quebra da molécula, comprometendo a eficácia.

Os nebulizadores ultrassónicos são ideais para crianças, pois permitem fazer a terapia durante o sono, por serem relativamente silenciosos. São, também, indicados a crianças, porque os medicamentos mais utilizados nesta faixa etária são os broncodilatadores nas crises respiratórias ou simplesmente soro fisiológico para humidificar as vias aéreas. Permitem, ainda, uma administração rápida.




Sem comentários:

Enviar um comentário